RSS

Quanto custa fazer cerveja caseira?

13 Fev

Artigo escrito por Nicholas Bittencourt, do blog Goronah. Sempre temos a iddéia de que fazer cerveja em casa, como qualquer coisa de cozinha, acaba saindo mais barato do que comprar no mercado. Mas quanto custa ao certo, afinal?

Uma das principais perguntas que me fazem, ao saber que produzo cerveja em casa, é o custo de uma garrafa. A idéia de saber que pode produzir cerveja mais barata chama a atenção de muita gente e os cálculos são feitos normalmente levando em consideração apenas o custo de insumos, o primeiro erro do homebrewer.

Assim, o engenheiro de produção e sócio da Cervejaria 3 Perdidos, André Abacal, fez as contas necessárias levando em consideração todos os fatores da produção, desde a mão de obra e custos indiretos, quanto a depreciação do equipamento usado na produção. Para isso, vamos usar uma receita de 20 litros de uma cerveja de trigo do estilo Weizen.

Começamos, é claro pelos insumos. São necessários perto de 5 quilos de malte de cevada e trigo para a receita, além de lúpulo e o fermento. Em um dos fornecedores de insumos no Brasil, o custo total sai a aproximadamente 20 reais e é em cima desse valor que muitos cervejeiros anunciam a maravilha da economia. Mas não esqueçam para ainda precisamos de aproximadamente 40 litros de água para essa produção, a um custo de 14 reais.

Também temos os custos relativos a equipamentos. Considerando que um equipamento para a produção de 20 litros faz em torno de 40 brassagens (4 anos) e o custo total de panelas e afins é de 2 mil reais, cada brassagem “consome” perto de 50 reais em equipamento. Se decidir usar um cornélius para a distribuição, um equipamento custa 600 reais e dura 100 brassagens, a um custo de 6 reais por brassagem.

Se toda cerveja produzida foi consumida por você mesmo, pode parar por aqui. Agora, se seu chefe, amigos ou mais alguém pedir para comprar sua cerveja, o prazer se transforma em trabalho e deve ser cobrado. Todo o esforço, entre higienização, produção, troca de fermentadores e envase, dura cerca de 12 horas, que a um custo de 20 reais por hora totaliza 240 reais por brassagem.

Uma brassagem para venda, levando em conta todos esses custos, sairia perto de 330 reais, ou 16,50 reais por litro de cerveja. Estamos acostumados a pagar 6 reais em uma long neck no bar, o que torna o preço até compatível, mas não esqueça que as cervejarias ainda lidam com uma carga tributária de 100% ou mais.

Mas um ponto de vista positivo é que o aumento de produção barateia o custo por litro. Fazendo as mesmas contas com uma leva de 50 litros, considerando o aumento de insumos, o custo por litro diminuiria consideravelmente, chegando a perto de 8 reais, menos da metade. Hora de comprar panelas maiores, não?

Fonte: Goronah

 
Deixe o seu comentário

Publicado por em 13/02/2012 em Artesanais, Artigos

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: