RSS

Harmonizando cerveja e música

09 Mar

Postagem referente ao módulo Música & Redes Sociais da Especialização em Estratégia em Mídias Sociais, da FATERN.

Todos sabemos que o universo da cerveja é tão grande quanto o do vinho e também pede harmonizações corretas com a comida que acompanham. Mas que tal irmos além e pensarmos que tipo de música/som podemos harmonizar com essa querida bebida? Indo além do gosto pessoal, que música pode representar a origem da cerveja, sua fermentação, grau alcoólico e afins?

O Gabeer trouxe alguma sugestões, fiquem à vontade para contribuir com dicas!

׺°”˜`”°º×׺°”˜`”°º×׺°”˜`”°º×׺°”˜`”°º×׺°”˜`”°º×׺°”˜`”°º×׺°”˜`”°º×׺°”˜`”°º×׺°”˜`”°º×

Cerveja Diabólica + Hillbilly Rawhide

Sobre a cerveja Diabólica:

“A Diabólica está para Curitiba assim como pizza está para a Itália.” (Luiz Celso Jr, Gazeta do Povo) / “A Diabólica em Curitiba é como o Whisky na Escócia, não pode faltar.” (Fábio Buchmann, CBN Curitiba).

A cerveja Diabólica é inspirada nas clássicas ales inglesas, estilo India Pale Ale. A quantidade de malte é muito bem calculada para alcançar a maldade desejada de 6,66% abv. O aroma traz uma refrescância levemente cítrica e a cor é avermelhada, parecendo um braseiro. O paladar é complexo, tendo como característica a harmonia entre o dulçor do malte e o amargor. O final é limpo, amargo e refrescante.

Até o momento a Diabólica pode ser encontrada em poucos e exclusivos lugares, entre eles a Cervejaria da Vila e o Armazém da Serra, ambos em Curitiba (PR), comercializada aproximadamente a R$13,00 por garrafa de 600 ml.

Sobre o Hillbilly Rawhide:

O quarteto de Curitiba é precursor do Country Rock Alternativo no Brasil. As músicas lembram o clima velho-oeste e falam de brigas, viagens, bebedeiras, festa e mulheres. Usando instrumentos rústicos como Banjo, Violino, Baixo Acústico, Violão, Steel Guitar, Piano e até um Cajon.

A banda vem tocando entre as músicas próprias, várias versões de suas maiores influências, como Hank Williams (Sr., Jr. & III), Johnny Cash, Waylon Jennings, Willie Nelson, David Allan Coe, Johnny Paycheck, Billy Joe Shaver, Merle Haggard, Wayne Hancock, The Meteors, Frantic Flintstones, AC/DC, Ramones, Motörhead, entre outros.

A música escolhida:

Banda curitibana e cerveja curitibana. E já que o 666 está presente no teor alcoólico e no “estilo” da banda, nada melhor que “O Cachaceiro“!

“Quando eu morrer quero em minha sepultura
Uma garrafa de 2 metros de altura
E uma encanação que me leve até a boca
Para num instante eu deixar a garrafa oca”

׺°”˜`”°º×׺°”˜`”°º×׺°”˜`”°º×׺°”˜`”°º×׺°”˜`”°º×׺°”˜`”°º×׺°”˜`”°º×׺°”˜`”°º×׺°”˜`”°º×

Cerveja Quilmes + Jinetes Fantasmas

Sobre a cerveja Quilmes:

Quilmes é uma marca de cerveja argentina, fabricada pela Cervecería y Maltería Quilmes. Seu slogan é Quilmes, el sabor del encuentro (em português: Quilmes, o sabor do encontro).

Pilsen, amarela clara, extremamente límpida, fazendo jûs ao Cristal em seu nome. O aroma destaca de maneira bem discreta o lúpulo presente na sua constituição. Já com o sabor sente-se um amargor bem leve do lúpulo no paladar, sem outras sugestões. Bem refrescante, fazendo dessa Quilmes uma cerveja para se tomar em boa quantidade.

Sobre os Jinetes Fantasmas:

Os Jinetes Fantasmas são uma banda de psychobilly, um estilo que mescla o rockabilly com uma pegada mais agressiva. A banda é de Mar del Plata, na Argentina. As músicas alternam influencia do psychobilly clássico como Batmobile, Mad Sin e Demented Are Go com punk rock.

Eles fazem um som dançante, com algumas letras falando sobre filmes de terror e a cultura underground, que envolve festas e muita cerveja. Eles já tocaram aqui no Brasil e estão lançando o seu primero CD, chamado “Terror Delirium Sangue”. Você pode conhecer mais através do link http://www.myspace.com/jinetesfantasmas

A música escolhida:

“Sed de Venganza”, para ouvir tomando uma Quilmes bem gelada e deixando a vingança só para o som!

׺°”˜`”°º×׺°”˜`”°º×׺°”˜`”°º×׺°”˜`”°º×׺°”˜`”°º×׺°”˜`”°º×׺°”˜`”°º×׺°”˜`”°º×׺°”˜`”°º×

Cerveja Guinness + Dropkick Murphys

Sobre a cerveja Guinness:

A Guinness é irlandesa, do estilo Dry Stout, e também a sexta cervejaria do mundo, proprietária das marcas Harp, Kilkenny, Red Strip, Kaliber e participante de fusões com cervejarias locais ao redor do mundo.

A Stout foi criada como uma subcategia da Porter, sendo mais forte que o padrão. Porém, como ambas tem diversas variações, como Robust, Dry, Sweet, Baltic e por aí vai, o que se nota é que em geral as stouts um pouco mais amargas e secas que as porters. E apresentam uma maior carbonatação também, principamente as Irish Stout.

Cerveja muito balanceada, seca de drinkability fantástica e aparência perfeita quando se posta num pint transparente e observada mudança de estado espumoso à líquido. Aroma e paladar de café e chocolate, porém na medida certa do estilo. Alguns degustadores, porém, reclamaram muito dela parecer aguada. O marcante sabor vem e desaparece com bastante velocidade, deixando essa sensação.

Sobre o Dropkick Murphys:

Dropkick Murphys é uma banda de celtic punk formada em Quincy, Massachusetts, Estados Unidos. Primeiramente tocavam juntos no porão de um barbearia de um amigo, eles misturaram streetpunk, música irlandesa, e hardcore. O som não é irlandês genuíno mas nos “transporta” para lá, graças à sonoridade da gaita irlandesa.

A música escolhida:

“Amazing Grace” é um hino à liberdade e esperança. A gaita irlandesa dá o tom e o coro ao fundo da música pede uma Guinness bem gelada!

*As sugestões foram baseadas na minha experiência “degustadora” e no projeto HarmonizaSOM do http://clubier.blogspot.com

 
2 Comentários

Publicado por em 09/03/2012 em Artesanais, Artigos, Curiosidade, Degustando, Dicas

 

2 responses to “Harmonizando cerveja e música

  1. Ramon

    09/03/2012 at 23:11

    Muito massa essa associação da cerveja com as bandas!!

     
  2. André

    11/03/2012 at 18:23

    Viajar e conhecer bandas e cervejas! bom d+!

     

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: