RSS

Palavra de Sommelier: Como avaliar cervejas em casa?

13 Mar

O Blog do Clubeer vai dar hoje algumas dicas de como apreciar e extrair o máximo das cervejas especiais por meio de uma boa degustação! Lembre-se que todos os sentidos devem ser utilizados durante o processo. Ser atento e curioso são qualidades que ajudam muito no começo! Então pegue agora mesmo o seu Guia Cervejeiro do CluBeer, aguce seus sentidos e mãos na massa, ou melhor, na cerveja!

 

 


 

1. Abertura da garrafa (Audição)

Verifique se a embalagem faz aquele barulho característico no momento em que você for abri-la. Se ela não estiver bem vedada, significa que houve a saída de gás carbônico e a entrada de oxigênio. O resultado? Bem, uma cerveja sem gás e provavelmente oxidada. Feito isso, sirva o líquido gentilmente em um copo transparente e limpo (em post futuro falaremos sobre o tipo de copo adequado para cada cerveja).

 

2. Aparência (Visão)

 

Levante a cerveja na altura dos olhos, contra uma luz (preferencialmente branca), e atente-se aos seguintes atributos:

– Cor: Varia de acordo com o estilo. A cerveja pode apresentar coloração que vai do amarelo claro ao tom negro, passando por nuances avermelhadas e alaranjadas.

– Brilho/Turbidez: Está condicionado ao fato de a cerveja ser filtrada ou não. Cervejas Pilsen, por exemplo, passam por filtração e são brilhantes. Já as Weizen, não filtradas, apresentam fermento na sua versão final e são turvas.

– Formação e Estabilidade da Espuma: Quanto menores forem as bolhas de gás carbônico que, envoltas por proteínas, formam a espuma, mais bonita ela será. Boas espumas costumam deixar marcas de “renda” no copo conforme o líquido é consumido.

 

3. Aroma (Olfato)

 

 

Esta etapa é bastante importante. Cerca de 80% do que você vivencia no processo de degustação da cerveja se deve ao olfato. Faça movimentos de rotação com o copo para ajudar na volatilização dos compostos. Este procedimento irá revelar muitos aromas do líquido, que podem ir do biscoito ao café, da banana a laranja, do cravo ao jasmim, e por aí vai.

Leve o tempo que for necessário nesta etapa e aproveite para aguçar o seu olfato.

 

 

4. Sabor (Paladar)

 

 

 

Nesta etapa é importante entender a diferença entre sabor e gosto. Cinco são os gostos básicos: salgado, doce, ácido, amargo e umami (sabor derivado do ácido glutâmico). Sabor é a interação do gosto detectado pelas papilas gustativas da língua, do aroma percebido pela via retro-nasal e das sensações na boca (aquecimento, picância, refrescância, arenosidade, aveludamento, etc). Os pontos de atenção envolvidos no sabor da cerveja são:

– Sabor: Conforme explicado acima.

– Corpo: É o peso, a viscosidade da cerveja sobre a língua.

– Rescência: Fator ligado à carbonatação. Interfere na sensação de refrescância da bebida.

Intensidade do amargor: Fator diretamente relacionado ao estilo da cerveja. American Lagers, por exemplo, possuem baixo amargor, enquanto India Pale Ales são essencialmente amargas.

– Qualidade do amargor: Após a deglutição, o residual amargo que permanece é bom e convida para outro gole ou é grosseiro e agride a garganta?

– Aftertaste: Sabor residual deixado na boca ao final da degustação.

Resista ao impulso de engolir a cerveja imediatamente para sentir tudo que ela podeoferecer. Lembre-se sempre que a temperatura muito baixa dificulta o processo de degustação, já que prejudica a percepção do sabor. Siga as orientações de temperatura recomendadas para cada estilo no site do CluBeer!

Pronto! Agora é só colocar o aprendizado em prática e fazer desta experiência um hábito. Após algum tempo, você terá seu verdadeiro Guia cervejeiro particular bem completo. Isso permitirá que você faça comparações e tenha conclusões mais embasadas!

Fonte: http://www.clubeer.com.br/blog/palavra-de-sommelier-como-avaliar-cervejas-em-casa/

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: