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O mercado de cervejas artesanais no Brasil

17 Ago

O mercado de cervejas no Brasil está passando por um momento de transição. Se as grandes cervejarias estão aumentando suas vendas e lucros, as micro-cervejarias e importadoras também ganham sua importância no cenário da cerveja no Brasil. Antes fixado no consumo das “tradicionais” Pilsen das marcas mais famosas, o mercado vem se expandindo, e novos nichos e segmentos ganham força, mesmo com alguns entraves como o recente aumento de impostos anunciados pelo governo para o setor de bebidas.

As cervejas da Cervejaria Bamberg, um das principais produtoras de cervejas artesanais do Brasil

 

Terceiro maior produtor mundial de cerveja – são 13 bilhões de litros/ano, 4º maior consumidor em volume (atrás de EUA, China e Alemanha) e com consumo per capita de 57 litros anuais – o Brasil oferece espaço para os pequenos produtores, mesmo em um mercado dominado pelas grandes cervejarias, como a mundialmente famosa Inbev. Dentre as aproximadas 200 cervejarias de pequeno porte, o nicho das cervejas artesanais oferece ainda mais potencial.

A cervejaria Wäls foi eleita a melhor cervejaria brasileira no South Beer Cup 2012

As cervejas da marca paulista Baden Baden, de grande nome no cenário nacional das cervejarias artesanais

 

Em expansão considerável desde 2005, hoje as craft beers representam aproximadamente 0,5% do mercado nacional de cervejas, número considerado baixo quando comparado a mercados mais maduros, como EUA e Chile, onde a participação destas chega a 9%.  Alta carga tributária e alto custo dos equipamentos são alguns dos enclaves que dificultam o sucesso e a entrada de novos players. Para se ter uma ideia, o investimento inicial pode chegar a R$2 milhões.

Mapa da cerveja artesanal nacional: onde é produzida e como anda o setor

 

Mesmo assim, as expectativas são muito boas. De acordo com a Associação Brasileira de Bebidas, nos próximos 10 anos a participação das micro-cervejarias deve dobra no mercado nacional. Somente na capital paulista, foram saboreados aproximadamente 8,6 milhões de litros de cervejas artesanais em 2011, o dobro do ano de 2010. Tudo isso porque se observa uma mudança na pirâmide social do Brasil, com um aumento significativo nas classes A e B, principais consumidores deste tipo de cerveja. O consumidor, cada vez mais exigente, busca explorar novos sabores e experiências. Conhecidas como cervejas “super premium”, as vendas aumentaram em 20% no ano de 2011, contra 3% do mercado geral de cervejas. Enquanto a classe C consome as grandes marcas, as classes A e B buscam sua diferenciação. O público das cervejas artesanais é majoritariamente masculino, com idades entre 18 e 65 anos, e as mulheres que a consomem têm entre 30 e 65 anos.

 

Seja por hobby ou motivações profissionais, é um ótimo momento para o investimento na produção de cervejas artesanais.  Caso você esteja pensando em levar para frente suas ideias, aqui vão dicas para fazer sua pesquisa e julgar os pontos positivos e negativos ao abrir seu negócio:

 

Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja – Sidicerv – http://www.sindicerv.com.br/

 

Associação Brasileira de Bebidas – Abrabe – http://www.abrabe.org.br/

 

Caso você prefira apenas continuar degustando e aproveitando os sabores das cervejas artesanais, continue lendo o conteúdo de nosso blog e seguindo a nossa fanpage no Facebook.

Saúde!

Fonte: http://www.clubeer.com.br/blog/o-mercado-de-cervejas-artesanais-no-brasil/

 
 

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